Apontamentos sobre a Teoria Sociológica da Personalidade

Organizadores:

Flávio Vivacqua
Francisco Drumond Marcondes de Moura
Paulo Palladini
Roberto Fasano Neto

Esta coletânea de textos foi organizada e sistematizada tendo como ponto de partida o material compilado de aulas que Aníbal Silveira proferiu sobre esse tema, no período de 1935 a 1979. No caso de ter sido possível identificar a data e o local de cada aula e, eventualmente, quem procedeu a anotação, essa indicação foi registrada na Nota de Rodapé.

Para a apresentação desse conjunto de aulas, iniciamos com um texto inédito de Aníbal Silveira, datado de 1978, talvez, o seu último texto sobre essa questão.  

Uma Teoria Sociológica da Personalidade: Comte, 1850

            Gostaríamos de chamar a sua atenção para uma teoria da Personalidade atual, embora antiga, que explica todos os processos da mente humana, tanto genético-psicológicos quanto dinâmicos, sejam eles normais ou patológicos. Foi elaborada em 1850 pelo maior filósofo da modernidade, Auguste Comte, e ainda permanece praticamente desconhecida, contrariamente a seu Sistema de Filosofia Positiva – 1830- 1842. Mesmo os autores que citam e adotam a visão do Filósofo sobre a Sociologia e sobre a psicologia em geral, desconhecem sua teoria da Personalidade. A resposta para isso é que, quando Comte desenvolveu essa teoria, ele estava lutando para colocar o proletariado no papel de uma força social e sofreu a oposição conjunta dos muitos governantes do status quo, que conseguiram isolá-lo do público. Foi uma campanha grande e poderosa que o reduziu a morrer de fome. De acordo com essa teoria, a personalidade não varia de pessoa para pessoa, mas é peculiar à espécie: ao todo são 18 funções subjetivas únicas do cérebro, que podem ser correlacionadas aos dinamismos cerebrais, mesmo que não sejam redutíveis a eles: Comte não foi um reducionista. Tais funções integram sistemas psíquicos, o que agora podemos acompanhar facilmente pela neurofisiologia – ou pela chamada neuropsicologia e verificar através da psicopatologia e da patologia cerebral. O que varia de indivíduo para indivíduo é, naturalmente, a qualidade dos órgãos que executam tais funções em primeiro lugar e, em seguida, o arranjo entre esses sistemas, e ainda as funções de conexão que mediam sua tradução em ação ou comportamento manifesto. Todas essas funções subjetivas, entrelaçadas em unidades compostas – as esferas da Personalidade, ou seja, Afetividade, Atividade (ou conação) e Inteligência – são inatas, mas não se originam umas nas outras, como supõem as teorias de Freud ou de von Monakow. Comte enunciou claramente os principais dinamismos da mente, nenhum dos quais foi redescoberto por Freud. Como Comte apontou, tal teoria não poderia surgir antes da fundação das leis dinâmicas da Sociologia – por ele estabelecidas em 1822 – como todo sociológico reconhece –, pois deveria se basear nas tendências evolutivas da Humanidade. Além disso, verificou-se através dos princípios da anatomia e fisiologia comparada animal, e, por outro lado, através da patologia.

Sumário das Aulas

Aulas Principais:

  1. Conceito de Personalidade segundo Monakow, Freud e Comte
  2. Teoria da Personalidade de Comte
  3. Comparação das Teorias da Personalidade
  4. Estrutura subjetiva e comportamento
  5. Integração do comportamento e interdependência subjetiva
  6. Apreciação conjunta dos setores da personalidade
  7. Afetividade e emoção
  8. Distinção entre sentimento, afeto e emoção
  9. Funções afetivas em níveis instintivos
  10. Atividade. Funções Conativas
  11. Funções da Conação. Regência da ação explícita
  12. Sistemas Psíquicos. Correlações neurofisiológicas.
  13. Sistemas cerebrais e Sistemas psíquicos.
  14. Sensação e Percepção.
  15. Evolução da percepção – Teoria das imagens.
  16. Elaboração e linguagem.
  17. Comunicação. Teoria dos sinais.
  18. Teoria da abstração.
  19. Psicologia do Desenvolvimento
  20. Personalidade. Teoria de Freud
  21. Teoria psicodinâmica de Freud: introdução do elemento interpessoal
  22. Níveis de elaboração intelectual, participação dos fatores afetivo e conativo

Aulas suplementares:

  1. Psicologia Fisiológica
  2. Acepção de ambiente, genética e aprendizado. Comportamento subjetivo
  3. Biotipologia – critério de Viola em particular
  4. Correlação biotipológica – Constituição e Temperamento
  5. Introdução ao roteiro de entrevista a ser realizada em Psicologia Médica
  6. Vigília e sono
  7. Psicofisiologia comparada
  8. Psicofisiologia Humana Evolutiva
  9. Aspectos da Psicologia na Medicina Moderna
  10. Aspectos neurofisiológicos dos sonhos
  11. Conteúdo do sonho: métodos de estudo