Plano de Trabalho 2024/2025

Em Assembleia realizada em 27 de abril, com a participação de associados presentes e à distância, foi aprovado o Plano de Trabalho para 2024/2025 que traduz as seguintes metas e atividades:

  1. Implementação do site www.anibalsilveira.org
  2. Estratégias de propagação da escola psiquiátrica de Aníbal Silveira

O fortalecimento do CEPAS é fundamental para os encaminhamentos de suas atividades, particularmente, as ações relacionadas com as Linhas de Pesquisa. Nesse sentido, serão convidados colaboradores e residentes que participaram das atividades de formação a partir da década de 70, para participarem da Associação

Implementação do site www.anibalsilveira.org

O site constitui a principal função de ligação do CEPAS com a comunidade científica e com os operadores do sistema público de atenção psicossocial. Dado o seu caráter internacional será necessário traduzi-lo para idiomas considerados estratégicos, particularmente, no campo da neurociência e da psiquiatria. Nem todas as seções ou subseções, assim como os artigos e aulas serão traduzidas. Foram selecionados os seguintes idiomas: espanhol, italiano, russo, mandarim, inglês, francês,

O site está estruturado em 6 seções: Atualidades, Programa de Formação e de Supervisão, Teoria Sociológica da Personalidade, Psiquiatria Sociológica, Psicodiagnóstico e Linhas de Pesquisa. O conteúdo de cada seção (aulas, artigos, textos) está sendo inserido na medida que for revisado ou redigido. A atual configuração do site pode ser apreciada em: www.anibalsilveira.org. As inserções serão contínuas, como produto da implementação das atividades do CEPAS, particularmente, das linhas de pesquisas.

Foram traduzidas algumas seções e subseções (para acessá-las clicar na bandeira correspondente). Para além dessa apresentação inicial, na medida que os textos introdutórios sobre a Teoria Sociológica, a Psiquiatria Sociológica e Psicodiagnóstico forem elaborados também serão traduzidos e inseridos no site. Da mesma forma, os artigos referentes às linhas de pesquisa, inicialmente, resumos de até 10 páginas, também serão traduzidos e inseridos na medida da sua elaboração. 

Estratégias de propagação da escola psiquiátrica de Aníbal Silveira

O legado psiquiátrico, teórico e prático, de Aníbal Silveira não existe no radar da Psiquiatria em nosso país. Considerando que não temos inserção em instituição acadêmica ou científica, o CEPAS constitui o único dispositivo em construção que pode cumprir um papel na propagação desse legado. Para cumprir essa tarefa foram recomendadas as seguintes medidas:

  1. construir atividades em parceria com Departamentos de Psiquiatria de Faculdades de Medicina públicas e privadas.
  1. participar de Congressos e Encontros Científicos que visam dois aspectos distintos: manter contato com os temas e abordagens contemporâneas e apresentar trabalhos que expressam um diálogo, norteado pela nossa orientação doutrinária, com pesquisadores focados nesses temas contemporâneos. Os Congressos selecionados serão inseridos na seção Actualité do Site, bem como os trabalhos apresentados.
  1. avançar na integração com redes de pesquisadores que atuam nos campos da neurociência, psiquiatria e psicologia. De imediato, estabelecer conexão com o Projeto Conectoma Humano e com a rede de pesquisadores ou profissionais que estão aplicando a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no tratamento de quadros psiquiátricos.

Partindo da constatação de que a disponibilização das aulas e artigos não é suficiente para garantir o seu entendimento serão implementadas medidas complementares delineadas abaixo:

  1. elaborar textos introdutórios para nortear a leitura das aulas e artigos relacionados com os seguintes aspectos: Teoria Sociológica da Personalidade, Psiquiatria Sociológica e Psicodiagnóstico. 
  2. implementar o Programa de Formação Básica no âmbito dos dispositivos da RAPS/SUS, com vagas de acesso livre, até o limite de 21 alunos por turma.
  3. implementar o Programa Avançado de Formação e de Supervisão, aberto apenas para associados, direcionado para profissionais que tenham interesse em aprofundar o conhecimento sobre a Teoria Sociológica da Personalidade e sobre a Psiquiatria Sociológica.
  4. elaborar artigos vinculados às linhas de pesquisa do CEPAS. Os artigos serão publicados na Seção Actualité e traduzidos para o inglês e francês. Alguns Resumos/Artigos poderão ser encaminhados para publicação em revistas e apresentados em Congressos.

Metas para 2024:

  • Abordagem de atenção à crise de base comunitária e familiar: estratégia do Diálogo Aberto.
  • O sofrimento psíquico de Auguste Comte: uma revisão.
  • Sistemas cerebrais e dinâmica psíquica
  • Importância do diagnóstico orientado pela patogênese na pesquisa sobre a genética das psicoses endógenas.
  • Alguns aspectos teóricos e metodológicos do estudo da relação entre o cérebro e as funções psíquicas de importância para o Projeto Conectoma Humano.
  • Uso da Estimulação Magnética Transcraniana orientada pela análise dos sistemas cerebrais envolvidos na patogênese do sofrimento psíquico 

Metas para 2025:

  • Papel dos sistemas cerebrais dopaminérgicos na dinâmica psíquica
  • A questão da Neurodiversidade e do Espectro Autista.
  • Dinamismos psicológicos envolvidos na patogênese do Burnout
  • Regência e dinâmica do processo de formação e da funcionalidade cerebral: papel do cerebelo e do sistema glio-astrocital.
  • Análise crítica dos DSMs 4 e 5 sob o ponto de vista da patogênese dos quadros clínicos no campo da Psiquiatria.
  • Interação da dinâmica social com as disposições fisiogenéticas na patogênese do sofrimento psíquico.